sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Iberia lança nova marca criada pela Interbrand


      A Iberia está em época de lançamento. A companhia está vestida de gala para apresentar sua nova marca, na qual a cor vermelha recebe um destaque ainda maior e com a qual a Iberia pretende ressaltar os valores que servem de cimento da nova Iberia, muito mais dinâmica e centrada como nunca na satisfação do cliente, uma companhia em que se destacam o talento e o estímulo em cada um dos elementos que a compõem. A nova marca da Iberia, assinada pela Interbrand é um dos elementos mais relevantes e símbolo do plano de transformação que a companhia lançou há alguns meses, e contribui de forma significativa para o objetivo essencial deste plano de futuro da companhia: construir uma Iberia mais forte, moderna, competitiva e protagonista no setor aéreo. A Iberia decidiu lançar a nova marca em um momento em que o plano de transformação da companhia começa a dar frutos.
       O CEO da Iberia, Luis Gallego, falou durante a apresentação da nova imagem que “não se trata apenas de mudar o logotipo da companhia, mas de criar uma imagem que vá além, que chegue a cada um dos cantos da Iberia: a mudança será vista em todos os produtos que oferecemos e no serviço que prestamos aos nossos clientes”. A elaboração da nova estratégia de marca é fruto de um exaustivo processo de pesquisa no qual se coletou a opinião de quase 9.000 pessoas entre empregados e clientes, e que contou com uma profunda análise do setor. Foi um processo interdisciplinar, no qual participaram vários departamentos da companhia, que contou com a assessoria da Interbrand, consultora de marcas líder no âmbito nacional e internacional.
      Tomando como inspiração a cultura espanhola e sua influência no mundo, a nova imagem busca construir um discurso expressivo e relevante, reflexo da profunda mudança que está sendo realizada na Iberia. Com a nova imagem os protagonistas são as cores da bandeira espanhola, sobretudo a cor vermelha, símbolo da vitalidade, expressividade, arte e caráter espanhóis. Além disso, foi desenhado um novo símbolo que evoca as iniciais da companhia e sugere agilidade, dinamismo e conforto. O novo universo da marca, que inclui novas gráficas, tipografias, têxtis, materiais, fotografias e pictogramas, entre outros, será implementado durante os próximos meses em todos os pontos de contato da linha aérea com seus clientes e empregados.Em meados do próximo mês de novembro começará a operar o primeiro avião com o novo logo da Iberia. Trata-se do quinto Airbus A330 que a companhia recebe, equipado com as novas cabines de Business e Turista, que são também uma parte muito importante do processo de transformação da Iberia. As novas cabines de Business e Turista não serão só visíveis nos A330, os Airbus A340-600 da companhia também estão sendo equipados com os novos interiores. A nova experiência de marca está presente em todos os elementos que incluem as novas cabines: os novos materiais, tecidos e design das poltronas, a luz ambiente, a carta dos menus e dos vinhos oferecidos a bordo, o design do entretenimento e nécessaire, entre outras coisas. Aproveitando o começo de operação do primeiro avião com a nova imagem, a Iberia apresentará em meados de novembro a nova marca e as novas cabines nos hangares da companhia em La Muñoza para jornalistas, clientes e autoridades, que poderão comprovar in situ as mudanças realizadas.
      Os aviões da Iberia passarão gradualmente pelos hangares de pintura, onde serão incorporados os novos logotipos nos aviões. Além dos aviões, a nova imagem será visível nos aeroportos onde a Iberia opera – estará presente de forma especial na T4 de Madrid -, nas revistas a bordo, nos uniformes do pessoal da companhia, nos edifícios corporativos e em todos elementos que são próprios da Iberia. Trata-se em todo caso de uma mudança gradual que os clientes começarão a perceber no final do próximo mês de novembro. A mudança também será notada em todos os pontos de contato dos empregados da Iberia com seus clientes, como os pontos de atendimento ao cliente, o check-in nos aeroportos, as salas VIP, as tripulações ou os centros de atendimento telefônico. Para isso será realizado um processo de mudança com o objetivo de ensinar aos empregados da companhia os novos valores e filosofia da Iberia, sem dúvida, um dos desafios mais importantes deste projeto. Os empregados da companhia constituem um dos pilares da transformação da marca.
        A nova imagem já tem visibilidade na nova página www.iberia.com, que foi lançada há apenas três meses e nela se enfatiza a rapidez dos processos e a interação com os clientes. A nova web faz também parte do plano de futuro da Iberia, no qual se destacam outras iniciativas como as que estão sendo realizadas dentro do projeto Ágora – check-in online de bagagem através do MyBagTag ou pontos de atendimento rápido, entre outros -.

Nenhum comentário:

Postar um comentário