sábado, 5 de outubro de 2013

CONFLITOS ENTRE CASAIS SÃO O PRINCIPAL MOTIVO POR BUSCA TERAPÊUTICA FAMILIAR


  Último dado divulgado pelo IBGE confirma aumento de divórcios no país.Casais têm procurado novas maneiras de superar o que acreditam ser o desgaste natural da convivência. Problemas entre pais e filhos, entre irmãos, entre primos, com avós. Quando se fala em dificuldades familiares, nada se compara ao relacionamento de um casal. No Brasil, isso fica bastante evidente com base no último relatório do IBGE sobre os divórcios no país, que cresceram 45,6% em 2011, em relação ao ano anterior, somando 351 mil uniões desfeitas.
  Apesar de mudanças na lei que desburocratizaram os divórcios, os números mostram também que a maioria das uniões, 21%, aconteceu entre casamentos com cinco a nove anos de união. Apesar da boa intenção e das tentativas de permanecerem juntos, muitos casais têm procurado diversas maneiras de encontrar uma solução para o que acreditam ser um desgaste natural pela convivência.  Segundo Rosana Machado, psicóloga há mais de 20 anos e especialista em Constelação Familiar, uma técnica terapêutica focada no inconsciente, 60% de seus atendimentos são em decorrência de problemas na vida amorosa. “Existem pessoas que chegam com ótimas intenções, com vontade de viver bem e sentir o amor, mas não conseguem”, relata. “Essa dificuldade acaba se expressando em brigas e desgastes, equivocadamente identificados como naturais devido ao tempo”, completa.
   Muitas vezes,o problema pode estar muito próximo do casal, mas fora de seus domínios. É o que identifica, e trata, a Constelação Familiar Sistêmica, que trabalha no campo energético familiar. “Um casal que tem em sua família de origem um histórico de rompimentos, divórcios, experiências de amor interrompidas, inconscientemente, pode entrar nesse emaranhado e, inclusive, ser uma espécie de condutor para seus descendes”, relata Machado. “Uma filha que observa que a mãe não confia no pai, naturalmente, pode levar consigo a informação para seu casamento de que homens não são confiáveis”, exemplifica.

Constelação Familiar Sistêmica – trata-se de uma técnica psicoterapêutica, elaborada pelo alemão Bert Hellinger na década de 1970. O método identifica e trabalha com o campo energético familiar, que age de maneira oculta nos seus indivíduos. Ao identificar o que está negativamente afetando o campo, a constelação ajuda a levar soluções de amor, o que reflete nas gerações posteriores.

Sobre Rosana Machado (CRP – 06/34689-1) - é especialista em Constelação Familiar (Instituto Bert Hellinger), com atendimento individual e em grupo, e em Psicodrama Terapêutico pela ABPS - Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama. É graduada em psicologia clínica pela PUC-SP e especialista em Psicologia Transpessoal pelo IBT - Instituto Brasileiro de Transpessoal. Psicoterapeuta há mais de 20 anos e dedica-se ao estudo do campo energético como instrumento de transformação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário