segunda-feira, 5 de agosto de 2013

HGG lança programação musical em evento para a sociedade


        Secretaria de Saúde do Estado e Idtech apresentam o novo Hospital Alberto Rassi, que contará com saraus de música para amenizar a dor dos pacientes. Solenidade nesta segunda-feira, dia 5 de agosto, às 18 horas, terá dueto pianístico. Referência na medicina de média e alta complexidade em Goiás e no Brasil, o Hospital Alberto Rassi – HGG lança na próxima segunda-feira, dia 5 de agosto, às 18 horas, o Projeto Sarau HGG, que objetiva a humanização por meio da música e outras apresentações culturais para os pacientes, acompanhantes e colaboradores. O evento estreará com a participação das pianistas Consuelo Quireze e Maria Lúcia Roriz, que farão uma apresentação a quatro mãos, com foco especial para a música brasileira.


     O evento marcará a apresentação do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), do novo HGG à sociedade. “Nossa proposta é fazer com que os goianos sejam partícipes dessa nova fase e tenham o hospital, que é público, como referência”, explica o diretor de ensino e pesquisa, Marcelo Rabahi. Após ter a gestão transferida para a organização social, o Hospital Alberto Rassi passou a ser chamado pelo nome original. O resgate histórico também ficou por conta da recuperação da arquitetura do prédio construído no final da década de 1950.


        O Projeto Sarau HGG ocorrerá semanalmente, quando serão convidados músicos e outros artistas para apresentar uma dose de cultura no hall do hospital, onde foi instalado um piano de cauda. “Nos inspiramos em uma declaração da musicoterapeuta carioca Marly Chagas que diz ‘entre a música e a dor, o cérebro prefere a música’. Por isso, achamos fundamental este tipo de iniciativa, que já rendeu bons frutos ao HGG”, explicou o coordenador executivo do Idtech, José Cláudio Romero. Ele refere-se a uma programação musical de Natal realizada no ano passado, que alegrou os corredores da unidade.

        A primeira edição do Projeto Sarau HGG terá peças do compositor tcheco Antonín Dvojak, do argentino Astor Piazzola e o brasileiro Heitor Villa-Lobos. O duo de piano com Consuelo Quireze e Maria Lúcia Roriz estreou há 15 anos em Goiânia, onde lecionam na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (UFG). Em 2005, as pianistas realizaram uma turnê pelas cidades do Canadá, divulgando a música brasileira.



Arquitetura

       O projeto de revitalização e humanização do HGG é assinado pela arquiteta Tereza Cristina Del Papa. A especialista na área hospitalar procurou resgatar as linhas originais do prédio histórico e destacou a cor amarela tanto na área externa, no detalhe da entrada, quanto interna, nas pilastras. O paisagista Jorge Perillo recuperou os jardins, com espécies típicas da flora do cerrado. 
      Já o arquiteto Marcelo Trento, investiu em lâmpadas de led, mais econômicas e que podem ter as cores alteradas conforme a campanha que o hospital está promovendo, como por exemplo, o Outubro Rosa. A fachada recebeu ainda uma escultura do artista plástico M. Cavalcanti, que já expôs em galerias de todas as regiões do Brasil e até fora do País, como Argentina e Estados Unidos. A obra foi feita em 2005 e tem como temática a humanização na saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário