quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

FÉRIAS ESCOLARES COM O MELHOR DO VERÃO Mundo Verde dá dicas para manter o pique da criançada


            As férias escolares são o período mais esperado do ano pelos pequenos. É tempo de brincar e gastar energia, aproveitando os passeios e os momentos com a família e com os amigos. Mas para isso, é preciso abastecer e fortalecer o organismo com vitaminas e minerais, por meio de uma alimentação balanceada e rica em nutrientes.


       “As crianças precisam de uma atenção especial nessa época do ano e a hidratação é um ponto extremamente importante. É necessário ingerir, no mínimo, três litros de líquido por dia, consumidos de meia em meia hora. Deve-se tomar em abundancia água, sucos naturais, água de coco e bebidas isotônicas. Alimentos que hidratam, ao mesmo tempo em que alimentam, como melão, melancia, lichia, entre outros, também são excelentes opções para levar aos passeios na bolsa térmica”, afirma Flávia Morais, nutricionista da Mundo Verde. Durante as férias, incentive também as crianças a consumir bastante legumes, verduras, saladas cruas e frutas, ou seja, alimentos de fácil digestão e que são excelentes opções para a obtenção de energia, pois são leves e saudáveis, repletos de vitaminas e minerais.  “Uma dica para aumentar o consumo desses alimentos é incluir o tempero da salada, mas é importante evitar molhos pesados, como o rose ou outros à base de maionese, por exemplo, dando preferência ao azeite, ao vinagre e ao limão”, indica Flávia.
            Evite deixar à disposição dos pequenos alimentos com excesso de açúcar e ricos em gorduras, como manteiga, creme de leite, margarina, bacon e óleo vegetal. Em receitas, dê preferência ao creme de leite de soja. Mantenha longe das crianças também aperitivos calóricos, como amendoim, batatas fritas e os salgadinhos industrializados e condimentados. Substitua-os por legumes temperados e cortados, como tomate, pepino, etc., ou por queijo branco temperado com azeite e orégano.
          Sanduíches naturais são opções saborosas para os lanches da manhã e da tarde, como acompanhamento dos sucos. “Eles não substituem as refeições, mas são excelentes e saudáveis para os intervalos das brincadeiras. É possível deixar mais atrativo o prato com as cores no preparo, colocando beterraba, cenoura, pimentão, tomate, entre outros alimentos coloridos e nutritivos. Assim, o sanduiche chamará a atenção das crianças e aguçará a vontade de comer. Chamá-los para preparar os lanches também pode ser um bom atrativo”, diz a profissional da Mundo Verde.
Os alimentos ricos em vitamina C têm propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres. Recomenda-se a ingestão de frutas cítricas (acerola, kiwi, laranja, limão, maracujá e morango) e vegetais verde-escuros (agrião, brócolis, couve, espinafre, rúcula). A mistura dessas opções resulta em sucos refrescantes e saborosos. O melhor, quando possível, é não coar.  
     Crianças adoram sorvete e não é necessário privá-las desse prazer, pelo contrário. Apenas evite excessos e ofereça aos pequenos, preferencialmente, após as atividades físicas. Além disso, prefira os gelados à base de frutas, como limão, açaí, ou frozen yogurte, sem coberturas ou caldas. Essas opções refrescam e repõem as energias gastas com as atividades físicas. Aproveitar o melhor das férias pode ser saudável e gostoso. Seguindo as dicas da Mundo Verde, com certeza não vai faltar energia e disposição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário