quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Brasil lança primeira edição do “Prêmio Internacional Príncipe Francesco Maria Ruspoli – América Latina” para divulgar a música barroca da região

                   

      O Castelo Ruspoli, que fica em Vignanello, pequena cidade ao norte de Roma na Itália, é cheio de histórias intimamente ligadas à música barroca.No século XVIII, graças ao mecenato do Príncipe Francesco Maria Ruspoli, por ali já passaram nomes Georg Friedrich Händel, Antonio Caldara e Jacques Hotteterre.
      Para aproveitar e compartilhar este patrimônio intangível, Giada Ruspoli, fã do gênero e uma das herdeiras da propriedade, criou em 2009 o Prêmio Internacional Príncipe Francesco Maria Ruspoli, que terá uma seção América Latina, graças à Associação Ruspoli de São Paulo do Brasil. O lançamento internacional do prêmio terá lugar em La Havana (Cuba) dentro da Conferência Geral da Sociedade Internacional de Musicologia, em março de 2014.
     O objetivo com a chegada da premiação à região é encontrar e reunir artistas e pesquisadores que se dediquem à música barroca, resgatando a rica produção musical do continente no período. O “Prêmio Internacional Príncipe Francesco Maria Ruspoli – extensão América Latina” aqui no Brasil será chancelado e apoiado pela Cultura Artística.


Sobre o Prêmio na América Latina
       O Prêmio Internacional Príncipe Francesco Maria Ruspoli – extensão América Latina é dedicado a jovens músicos e pesquisadores do continente especializados na música do período barroco.  O prêmio tem duas categorias: Instrumento – que este ano é a flauta doce – e Pesquisa em Musicologia. A pesquisa em Musicologia deverá focar na produção musical da América Latina dos séculos  XVII e XVIII até o início do século XIX e suas relações com a música da Europa. Ainda pouco se conhece sobre a produção musical no continente deste período, desenvolvida por artistas locais e também europeus. O prêmio ainda conta com o apoio da Sociedade Internacional de Musicologia e do “Caravelas – Núcleo de Estudos da música luso-brasileira. “Fomentar estes estudos fará com que artistas europeus e latino-americanos dialoguem, permitindo aprofundar o conhecimento da história da música e dos repertórios desta época.”, diz GiadaRuspoli. “A Cultura Artística não poderia deixar de apoiar esta iniciativa dedicada ao período barroco, tão rico e com fortes relações ainda desconhecidas com a América Latina”, diz Frederico Lohmann, Superintendente da Cultura Artística.

Como participar
 1) Na primeira etapa do Prêmio, os interessados realizam sua inscrição no site www.associacaoruspoli.com.br, enviando por meio eletrônico os trabalhos solicitados no regulamento, até 31 de Julho de 2014.

2) O corpo de jurados , coordenado por Giorgio Monari (Pontifícia Universidade Gregoriana e Universidade La Sapienza de Roma) escolherá o vencedor da categoria Pesquisas em Musicologia.  Os selecionados serão comunicados por e-mail e convidados para a entrega do prêmio.

3) O vencedor ganhará um prêmio em dinheiro e o estudo selecionado será publicado em um livro da coleção Miscelânea Ruspoli, em uma próxima edição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário