terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

História da moda online



Novo site vai digitalizar 700 mil artefatos que contam a história da moda europeia. No dia 2 de maio de 2013 será lançado um projeto que pretende ajudar a contar a história da moda europeia: o site europeanafashion.eu, idealizado com a colaboração de instituições culturais de 12 países diferentes, e que vai reunir mais de 700 mil arquivos digitais entre imagens de vestidos e acessórios, fotografias, pôsteres, desenhos, catálogos e vídeos.

Os 22 parceiros do programa representam as principais instituições europeias do segmento de moda, entre elas o museu Victoria and Albert em Londres e o Les Arts Décoratifs em Paris. De acordo com a “Vogue” UK, os usuários poderão realizar buscas no europeanafashion.eu por meio de data, designer, peça ou palavra-chave, e os resultados serão acompanhados por uma breve descrição de cada item.

“Esta é a primeira tentativa de reunir uma coleção de conteúdo de moda de tamanha importância com arquivos privados e públicos e de museus”, afirmou à “Vogue” britânica Alessandra Arezzi Boza, curadora de moda responsável pela supervisão do conteúdo do novo site. “E este é certamente um dos grandes desafios do projeto já que, até agora, o conteúdo de moda estava espalhado online e não era facilmente encontrável”, ela conclui.

O site é um desdobramento segmentado do europeana.eu, biblioteca online com mais de 24 milhões de artigos culturais históricos – para quem ainda não conhece, vale a visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário