quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Baldy comanda Consedic dentro do Simbracs


      Secretário Nacional de Comércio e Serviços, Humberto Ribeiro fez visita ao secretário de Indústria e Comércio de Goiás e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Consedic), Alexandre Baldy, com o objetivo de selar parceria desta instituição com o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), para a realização do I Simpósio Brasileiro de Políticas Públicas para Comércio e Serviços (Simbracs), que terá espaço no Centro de Convenções Brasil XXI, em Brasília, dias 28 e 29 de novembro. Desdobramento do Plano Brasil Maior e do Plano Plurianual do Governo Federal, o simpósio já tem confirmadas as presenças de representantes de fundos de investimentos públicos e privados de vários países, como Canadá, EUA, China, Japão, Alemanha e Polônia, entre outros, e será um excelente ambiente de interlocução para políticas públicas de comércio e serviços e logística. “Esse é um assunto que não havia merecido atenção até agora. Isso mudou com o Plano Brasil Maior e com a nova mentalidade que nasceu com o Consedic, muito bem representado pelo secretário Alexandre Baldy”, reafirmou Humberto.
     Nesse evento que vai abrigar reunião ordinária do Consedic presidida pelo secretário Alexandre Baldy  vão estar presentes investidores de todo o mundo. Equipes da Secretaria de Indústria e Comércio vão trabalhar credenciando os projetos dos empresários goianos e os oferecendo para potenciais investidores. Para cruzar interesses e facilitar negócios, o MDIC vai compor um catálogo virtual de oportunidades de investimento. O primeiro Simbracs tem como objetivo maior tornar o setor de comércio e serviços mais competitivo, viabilizando ferramentas para fortalecer o elo terciário que representa mais de 70% do PIB. Humberto Ribeiro diz que o alcance do Simbracs é impressionante, já que vai melhorar o ambiente de negócios, funcionando como agente desburocratizador e estimular o empreendedorismo – no evento será lançada a política nacional de empreendedorismo e negócios.
          De acordo com o secretário e presidente do Consedic, Alexandre Baldy, trata-se um evento único que terá total apoio de todos os secretários de indústria, comércio e desenvolvimento de todo o país. “O governo federal é o catalizador e nós vamos apoiar e dar suporte a essa grandiosa iniciativa”, frisou o secretário.

 Programação
      Ao longo dos dois dias do Simbrac, serão apresentados diversos painéis abordando uma série de temas, como simplificação do ambiente de negócios, qualificação profissional, perspectivas dos setores de comércio e serviços na economia internacional, inovação, certificação, relações de consumo, entre outros. 
Também serão realizados encontros dos conselhos de competitividade de Comércio, Serviços e Serviços Logísticos e da coordenação sistêmica de Bem Estar do Consumidor, que fazem parte da estrutura do Plano Brasil Maior e tem o objetivo de desenvolver agendas setoriais e sistêmicas.

Paralelamente estão programados os seguintes eventos:
- XXVII Encontro Nacional de Registro de Comércio – com representantes de parceiros da Redesim e presidentes das juntas comerciais;
- Reunião do Conselho Nacional de Secretários de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Consedic);
- Plenária do Fórum Permanente de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte;
- Reunião da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Setor de Serviços;
- Reunião da comissão do Siscoserv (Receita Federal do Brasil e SCS/MDIC) com o setor privado;
- Encontro entre empreendedores e investidores sobre oportunidades de investimentos no setor terciário brasileiro, organizado pela SCS/MDIC, Apex-Brasil e Consedic;
- Painel internacional sobre políticas públicas para comércio exterior de serviços, com a participação de embaixadas e convidados internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário