quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Qualidade do produto: um dos segredos para atrair a clientela



       Atualmente, quase um quarto dos gastos dos brasileiros com alimentação é destinado a refeições fora do lar. Esta crescente tendência se justifica pela mudança de hábito da sociedade que, na correria do cotidiano, vê mais dificuldades em se deslocar do trabalho para a casa para fazer suas refeições. Mercado em plena ascensão, os empreendedores do ramo têm que estar preparados para atender à demanda da clientela, por meio do incentivo ao planejamento e da gestão do desenvolvimento de seu negócio.
      Com este objetivo, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em parceria com o SEBRAE, está realizando até o dia 19 de outubro, o curso Sabor e Gestão – Boas ideias para alimentação fora do lar.  “O setor de alimentação tem crescido rapidamente nos últimos anos, mas ainda carece de investimentos. Através de ações como esta, a Abrasel e o SEBRAE buscam incentivar o desenvolvimento da gastronomia goiana, oferecendo noções de administração que garantam o sucesso do negócio”, afirma o presidente da Abrasel, Rafael Campos Carvalho.
       Ministrado pelo consultor e instrutor do SEBRAE, Edgar Cândido Martins, o curso faz parte do projeto de gastronomia do SEBRAE Goiás. Durante os primeiros dias de atividades, empresários e colaboradores de bares e restaurantes puderam expor suas expectativas quanto à capacitação e ainda aprenderam um dos pontos essenciais para conquistar os clientes: a qualidade do produto.
       Segundo Edgar Martins, o curso objetiva abrir os horizontes dos empresários para que eles aprendam a fazer a gestão do próprio negócio. “O curso Sabor e Gestão pretende mostrar as características e comportamentos para ser um verdadeiro empreendedor, possibilitando o aprimoramento de certas atitudes que levam ao sucesso e dando oportunidade ao empresário de somar novas ações ao seu estabelecimento”, aponta.Um dos aspectos importantes para melhorar o serviço oferecido é a apresentação de bons produtos para os clientes. A qualidade não diz respeito somente à higiene na manipulação ou preço atrativo, mas também à aparência, sabor e adequação do mesmo ao paladar do público-alvo, a partir da utilização de elementos que valorizem a cultura local. O crescimento de um empreendimento depende também da iniciativa do gestor em inovar e investir, decisivas para que o cliente se sinta atraído pelas novidades.
        Dentre os importantes procedimentos para manter a qualidade do produto e aumentar a lucratividade, é necessário que o empreendedor padronize seu produto para aumentar as chances de fidelizar o cliente, ter controle sobre seus gastos e, ainda, permitir que os funcionários tenham informações para executar o serviço corretamente.
        Além de noções práticas para o crescimento do comércio, os participantes aprenderam conhecimentos específicos relacionados às atividades de planejamento, organização, gestão e controle do negócio. A empresária do Bar do Gaúcho, Isabete Sirlei Kochen Bartz, viu neste curso uma chance para aprender a cuidar melhor do seu próprio negócio. “Eu já adoro cozinha, mas algumas coisas estavam pendendo na administração do meu bar, então vim para aprender mais e me aprimorar no ramo”, comenta.

Curso
Durante os quatro dias de curso serão apresentados dez módulos, com material educativo, que inclui um livro com orientações sobre os principais aspectos do processo de gestão de bares e restaurantes, e vídeos dinâmicos com relatos de casos de sucesso.

Gastronomia Goiana  
 O projeto de gastronomia do SEBRAE Goiás atende bares e restaurantes da cidade interessados em soluções criativas para melhorar a condição e a qualidade dos produtos que são ofertados aos clientes e também aprimorar o empresário na gestão de seu empreendimento. Através de ações de acesso ao mercado, capacitação no ramo de atuação, gestão e consultorias, o projeto apresenta formas eficientes para o desenvolvimento dos atuantes no setor. Um dos objetivos, por exemplo, é estimular o empresário a conhecer seu público, através da confecção de pratos que interessem a clientela. Dessa forma, o desperdício de produtos é combatido e há uma diminuição nos custos de produção, benefício que se torna lucro para os  estabelecimentos gastronômicos.


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