Ontem em Goiânia aconteceu a oitava etapa de scouting do Movimento Hotspot, Duda Molinos e Graça Cabral promoveram o encontro no Shopping Flamboyant e reuniu criativos inscritos de Goiânia e Brasília.
No primeiro momento da palestra foi conduzida por Duda que contou sobre sua trajetória de criatividade. Ele, que hoje assina sua própria linha de make up, trabalha como consultor de várias marcas e produz editoriais de moda e campanhas publicitárias de todo o País.“Hoje uma boa ideia é o que há de mais caro no mundo. Implementar essa ideia é a coisa mais difícil. Aqui a gente espera fazer as três coisas: construir, implementar e fazer com que as pessoas tirem proveito dessa realização”, contou Duda.
Depois foi a vez de Graça Cabral que falou sobre a história do Amni HotSpot, incubadora que revelou marcas como Samuel Cirnansck, Amapô e Neon.No papo, Graça contou de uma iniciativa criativa no desfile da Zoomp que produziu com Duda e teve participação de Adriane Galisteu. “O Duda preparou uma beleza na qual todas as modelos usavam a mesma peruca e, no final, todos perguntaram: cadê a Galisteu?
O estilista goiano Lucas Silveira, falou sobre a coleção Apocalipse (verão 2009), que inscreveu no MHS. Segundo ele, o projeto foi desenvolvido a partir de observações e suposições de como seria o ano de 2100 se toda a água potável do planeta chegasse ao fim.
FIQUE POR DENTRO DO MOVIMENTO HOTSPOT
MOVIMENTO HOTSPOT VAI REVELAR TALENTOS
DO BRASIL INTEIRO EM VÁRIAS ÁREAS DA CRIATIVIDADE
Prêmio de inovação e criatividade parte de uma plataforma multimeios e realizará, ao longo do processo de seleção, eventos culturais em diversas cidades brasileiras.
O IN-MOD, Instituto Nacional de Moda e Design, um dos grandes fomentadores da economia criativa e dos mais importantes eventos de moda e design da América Latina (SPFW, Fashion Rio e Design São Paulo), abriu as inscrições no dia 30 de março para o Movimento HotSpot (MHS), um projeto de abrangência nacional com foco em inovação. O MHS vai buscar, expor e premiar novos talentos em 11 categorias: arquitetura, beleza, cenografia, design, design gráfico, filme e vídeo, fotografia, ideia, ilustração, moda e música.
O MHS vai rodar por 17 capitais do Brasil e realizar 10 festivais multiculturais pelo País. As inscrições são gratuitas através do portal www.movimentohotspot.com. Os melhores trabalhos serão selecionados por mais de 30 profissionais de renome que integram o time de curadores. Entre eles: Paulo Martinez e Susana Barbosa (na categoria Moda); Maria Helena Estrada e Waldick Jatobá (Design); Bob Wolfenson e Renato de Cara (Fotografia); Rogério Hideki (Design Gráfico); Graziela Peres e Speto (Ilustração); Greg Bousquet e Marcelo Rosenbaum (Arquitetura); José Flávio Júnior (Música); Muti Randolph (Cenografia); Duda Molinos (Beleza); Cid Torquato, Gilberto Dimenstein, Lala Deheinzelin, Caio Tulio Costa, José Junior e Sergio Gwercman (Ideia).
A proposta do Movimento HotSpot é identificar e expor novas ideias e talentos empreendedores, preparando o terreno para que propostas inovadoras sejam conhecidas e assimiladas pelo mercado nacional. Para participar, o interessado deve criar um perfil no portal, selecionar a categoria na qual deseja concorrer e postar informações e imagens que representem seu trabalho. Esse portfólio online incluirá a publicação de um vídeo de no máximo 1 minuto que defenda a participação do candidato. Todo material fica disponível no portal para receber comentários dos internautas e também a avaliação dos curadores.
A 11ª categoria do Movimento, “Ideia”, avalia projetos ou cases, relacionados a um ou vários conceitos que vão de branding, comunicação, empreendedorismo, engenharia de produção, tecnologia, sustentabilidade, biomimetismo à varejo. A inscrição também é via portal, mas, nesta primeira etapa, o conteúdo fica exposto apenas na área restrita aos curadores para proteger a propriedade intelectual dos candidatos.
Inscrições
De 30 de março até 31 de agosto, qualquer pessoa maior de 16 anos, em qualquer parte do Brasil, pode se inscrever e divulgar seu projeto pelo www.movimentohotspot.com.
Esta é a primeira etapa do Movimento HotSpot, que acontece exclusivamente online. “Queremos que o Portal se torne realmente uma plataforma de trocas de ideias, de discussão, que interaja com as redes sociais e dê visibilidade para os trabalhos expostos”, comenta Paulo Borges, um dos idealizadores do projeto.
Até chegar à premiação final, prevista para fevereiro de 2013, o projeto terá outras etapas:
- Etapa #2 → Scouting: o MHS viaja para 16 cidades – São Luis, Manaus, Fortaleza, Belém, Recife, Natal, Salvador, Cuiabá, Goiânia, Campo Grande, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Curitiba e Porto Alegre, para promover eventos de engajamento para estímulo às inscrições.
- Etapa #3 → Festivais Regionais: o Movimento HotSpot reúne e expõe os trabalhos selecionados e desenvolvidos a partir do scouting em festivais multiculturais que vão mobilizar as principais capitais em todas as regiões do país. Estes Festivais acontecem em 10 capitais. Aqui um grupo de finalistas em todo o Brasil é escolhido por uma banca de especialistas para passar à próxima etapa.
- Etapa #4 → Tanque de Ideias: os escolhidos seguem para uma etapa de imersão criativa por três semanas, no Rio de Janeiro e em São Paulo. É um grande momento de troca de informações e aprendizado. Nesta fase, novos desafios e atividades são propostos e os candidatos são avaliados pelo desempenho individual e coletivo no cumprimento dessas tarefas.
- Etapa #5 → Premiação: acontecerá em um grande festival em São Paulo onde os vencedores do Movimento HotSpot em cada categoria serão revelados.
O MHS entregará prêmios no valor de 10 mil reais para o vencedor de cada uma das 11 categorias, sendo que exclusivamente na categoria Ideia serão premiados os três melhores projetos. O autor da proposta mais inovadora na categoria Ideia receberá, ainda, um investimento de até 200 mil reais para lançar seu projeto no mercado.
Na categoria Moda o vencedor também recebe um prêmio especial de até 150 mil reais para o desenvolvimento de uma coleção que será desfilada no Fashion Rio ou no São Paulo Fashion Week. Todo o dinheiro será gerenciado pela organização do MHS, para investir no desenvolvimento de uma carreira profissional para esses criativos.
A Vale e a Riachuelo apresentam o Movimento HotSpot como patrocinadores máster. O projeto conta ainda com a parceria do Sebrae Nacional e apoio das revistas Elle e Super Interessante.
www.movimentohotspot.com
Twitter: movhotspot
Facebook: movhotspot
Nenhum comentário:
Postar um comentário